Como adicionei meu controle de acesso do condomínio ao app Casa do iPhone

Aplicativo casa, botão de ativação do portão da garagem

Conheci o Homekit

Desde quando a Apple trouxe a ideia do Homekit (framework de desenvolvimento para o app Home/Casa), eu sempre tive interesse de ter o máximo de coisas inteligentes e controláveis aqui em casa. Infelizmente pelas dificuldades criadas pela própria Apple, o Homekit não ficou nem perto de ser popular o suficiente para termos muitas opções como as soluções do Google e da Amazon que são mais abertas.

Conheci o Homebridge

Claro que se você pesquisar muito e gastar muito você consegue algumas opções legais, como no caso de algumas das minhas luzes que são da Phillips Hue. Mas luzes inteligentes é o mínimo, eu queria tudo que pudesse ter. Foi aí que achei uma forma de tornar aparelhos não compatíveis em aparelhos compatíveis, usando meu computador como uma ponte entre os aparelhos e o sistema da maçã, essa ponte se chama Homebridge.

Com o Homebridge iniciei usando meu computador e fui buscando ideias por aí, descobri que conseguia comprar uns aparelhos da china de infravermelho e usar eles para controlar ventiladores infravermelho, ar condicionado e minhas TVs. A forma como o Homebridge funciona basicamente é que ele cria um servidor no seu computador, mas para que ele funcione você precisa achar algum plugin que faça o que você quer, fica de exemplo o que usei para controlar tudo por infravermelho que é o Homebridge Broadlink RM.

Conheci o Raspberry

Uma coisa não obrigatória que comecei a usar foi um Raspberry, pelo simples fato de ser um micro computador que gasta uns 5V de energia e serve como um ótimo servidor para controlar sua casa, ele é tão usado que você consegue baixar o sistema operacional para ele com o Homebridge todo configurado e pronto para o uso no próprio site do Homebridge, uma segunda opção de sistema todo configurado é encontrado no site Hoobs(o sistema é grátis, mas eles também vendem o raspberry com uma case já configurado).

Controle remoto do condomínio

Em uma das minhas pesquisas eu pensei em como eu poderia controlar o portão de onde eu moro. Mas entenda, eu moro em um condomínio, não tenho acesso a nada além do meu controle remoto, e ele nem abre o portão, ele chama a portaria, então como eu iria ativar isso pelo app Casa??

Eu inicialmente pensei em fazer da mesma forma que faço com infravermelho, copiando o sinal e replicando com algum aparelho, o próprio aparelho da china que eu tinha com infravermelho copiava sinal de radio frequências que é o que os controles usam. Mas isso não funcionou, nem o aparelho conseguiu pegar o sinal e nem parecia ser possível. As informações do fabricante do controle diziam que os sinais de rádio frequência não eram sempre iguais.

Por um momento fiquei sem ideias, quase desisti… Mas vamos lá: “Se eu não posso copiar o que o controle faz, eu não consigo simular o que eu faço com o controle quando uso ele? (Clicar no botão)”

Então eu tirei meu controle da case dele e fiquei vendo como que ele funcionava, basicamente quando a gente clica no botão a gente permite que a energia passe de um lado para o outro acionando a função do controle. Então eu coloquei um tipo de interruptor no controle, um relê, que se conectava no controle(soldando os fios no controle, nas 2 conexões que nosso dedo conecta) e no meu Raspberry, o Raspberry foi desenvolvido para ajudar em projetos, então ele é perfeito para esse tipo de projeto, porquê ele tem conectores em que posso colocar cabos e passar energia por eles. O Relê também me ajudava porquê evitaria que eu passasse energia para o controle, que seria legal para não precisar mais usar a bateria dele. Mas eu só tinha 1 controle reserva, não podia arriscar queimar nada.

Depois de fazer alguns testes nos programas que controlam o Raspberry eu consegui fazer tudo funcionar, só faltava fazer isso tudo funcionar no Homebridge. E isso deu super certo porquê achei o plugin ideal para o meu caso, ele se chama: Gpio Garagedoor.

Finalmente o resultado:

Como dá para ver o processo foi longo, mas com uma ideia legal e uma boa pesquisa dá para ir incrementando mais e mais uma casa inteligente. Mesmo o texto sendo bem grande eu acabei falando de tudo de forma bem resumida, talvez eu possa falar de forma mais detalhada sobre algum assunto depois. De qualquer forma para quem tiver qualquer dúvida pode me perguntar.

Segue um vídeo de como ficou quando fiz o projeto, o vídeo é velho, mas eu uso até hoje no meu aplicativo Casa:

Comment